Agora é a vez dos homens!
A Campanha NOVEMBRO AZUL não trata apenas do câncer de próstata, vai além disso, desde um exame de colesterol, uma verificação de pressão, a realização de um exame de diabetes, avaliação nutricional, dentre outras ações que também fazem parte da saúde preventiva.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. Cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.
Nesse intuito, a Secretaria Municipal da Saúde, está programando ações dedicadas especialmente à saúde do público masculino e convida o comércio em geral, que assim como fez durante a Campanha Outubro Rosa, também decore suas vitrines, aderindo ao Novembro Azul.